Ouvimos muito falar sobre a rentabilidade do reflorestamento florestal. Mas, você sabe que é Mogno Africano?
Mogno Africano
Uma espécie de árvore exótica que produz madeira de alta qualidade e vem despertando o interesse de grandes investidores, no mercado nacional e internacional.
É uma espécie nativa da África, e que chegou ao Brasil por volta de 1977, e foi denominada pelo ministro da agricultura da Costa do Marfim como “ouro verde”. Sua madeira é dura e resistente ao ataque de cupins e fungos, e possui um tom castanho avermelhado muito cobiçado.
A espécie se adaptou muito bem ao clima brasileiro, por ser semelhante ao seu continente de origem. O Mogno Africano, classificado como uma madeira nobre, possui o tempo de crescimento mais rápido comparado a outras espécies nacionais. Sua maturação completa se dá entre 13 e 15 anos, quando a parte central da árvore – também denominada cerne – é formada, e a partir de 17 anos, o corte final apresenta o melhor retorno financeiro.
A madeira do Mogno Africano possui grande potencial de comercialização no mercado internacional, principalmente no mercado europeu, devido a sua qualidade e alto valor agregado na venda.
Hoje, existem mais de 30 mil hectares e diversas espécies de Mogno Africano implantados no Brasil, e entre elas estão Khaya grandifoliola (antigo Khaya ivorensis), Khaya senegalensis e Khaya anthoteca.
Atualmente o Mogno tem o valor do metro cúbico da madeira de $1.029 euros, com uma ótima possibilidade de valorização, baseado a 10 anos atrás, onde o produto tinha o valor de mercado de $450 euros.
A estimativa é de que a produção não consiga atender a grande demanda de madeira comercial para consumo nacional e internacional.
Vantagens no plantio de Mogno Africano
- alto retorno financeiro;
- ótima adaptação ao território brasileiro;
- alta demanda do mercado internacional;
- contribui para a revitalização ambiental;
- resistência a pragas e fungos;
- valor cotado em euro.
O Mogno Africano é uma madeira que vem cada vez mais ganhando espaço no Brasil e no mundo dos investimentos. O objetivo é promover ao investidor a oportunidade de um negócio que vem crescendo e ganhando destaque por sua beleza e alto retorno financeiro.
Investir em madeiras nobres como o Mogno Africano antes só era possível a grandes investidores, mas com o passar do tempo, se tornou um investimento acessível a todos.
Se quiser saber mais sobre o Mogno Africano e como investir, aperte o botão FALE CONOSCO e entraremos em contato com você em breve.
Comentários