O Mogno Africano (khaya grandifoliola) está entre as madeiras nobres mais cultivadas no Brasil.
Introdução no solo brasileiro
O Mogno Africano chegou no solo brasileiro por volta da década de 70, mas foi difundido apenas na década de 80 e 90.
No estado de Minas Gerais concentram os maiores plantios, e também está localizado o polo florestal de Pompéu, região central do estado onde a Spark Ambiental possui áreas de plantio.
Devido a fácil adaptação ao clima brasileiro, que é similar ao seu continente de origem, o Mogno Africano é uma das espécies nobres com rápido tempo de crescimento quando comparada a outras espécies. Sua idade de maturação se dá entre 13 e 15 anos, ou seja, é nessa idade em que a parte central da árvore – também conhecida como cerne – é formada.
Comparando-se o Mogno Africano com o Mogno Brasileiro – que foi conhecido por ter sido plenamente usado nos anos 1980 – o Mogno Africano mostrou-se imune às pragas que sempre atacaram-no, produzindo árvores sadias em todas as regiões. A madeira possui uma cor suave comparada a do Mogno Brasileiro, e vem tendo uma grande aceitação por parte de todos os envolvidos no setor produtivo.
Mercado
Grandes investidores internacionais estão observando o Brasil para investir no plantio de Mogno Africano. É bem clara a alta lucratividade que pode gerar a madeira.
A madeira do Mogno Africano é amplamente comercializada no mercado internacional, principalmente pelo mercado europeu. Seu plantio comercial é considerado um investimento de longo prazo para aqueles que pretendem ampliar o patrimônio ou se aposentar.
O setor florestal brasileiro está em plena expansão e com um aumento gradativo de investidores florestais optando pelo cultivo de espécies de madeira nobre. E o Mogno Africano (Khaya spp.) vem se destacando na preferência dos empresários como opção no investimento florestal.
A madeira de tom rosado e castanho-avermelhado pode ser usada em movelaria, uso ornamental, construção civil e naval, entre outras finalidades.
Assim como o povo brasileiro recebe de braços abertos imigrantes de todo o mundo, o solo brasileiro é um bom anfitrião para várias espécies de plantas e árvores da flora mundial.
Faça como muitos investidores que querem se destacar e investir em um mercado inerente às oscilações do mercado financeiro, já que se trata de investir no Mogno Africano, denominado “Ouro Verde” entre especialistas.
Se quiser saber mais sobre o Mogno Africano e como investir, aperte o botão FALE CONOSCO e entraremos em contato com você em breve.
Comentários